O que você planejou para sua vida quando era criança?
Esse final de semana tive uma grata surpresa ao assistir “Com amor…Idade da razão” (2010, Yann Samuell). Acostumada com a pergunta clássica em entrevistas de emprego, orientação de carreira, início de coaching, “onde você quer estar daqui a cinco anos?”, a história da personagem “Marguerite”, de Sophie Marceau, inverteu essa questão. Trata-se de uma alta executiva bem sucedida do setor de energia surpreendida por cartas que ela escreveu a si mesma, quando tinha sete anos, postada em cartório, para receber em seus 40 anos de idade.
São várias as cartas que mostram seus sonhos, como o de ser princesa ou veterinária de baleias, salvar as crianças que passam fome na África e assim por diante. A comparação com o que vida a tornou, em meio a fechamento de contratos e a forte competitivdade, seus desejos mais infantis e a pressão corporativa vão entrando em uma bela reflexão sobre a felicidade.
E as cartas, que são muitas, devem ser abertas a cada tarefa realizada, a cada lembrança revirada. Alegrias e tristezas de uma garotinha de sete anos cheia que vive em universo lúdico, mas infelizmente, não menos protegido das agruras da vida. E vamos acompanhando a inabalável Marguerite, capaz de “vender chamas à Lucifer, escamas para cobras”, buscar aquela garotinha que ficou para trás, em sua preciosa “Idade da razão”, aos sete anos de idade.
Convido você a assistir a esse belíssimo filme. E refletir sobre o que aconteceu com os sonhos da sua criança aos sete ou oito anos de idade. Valeu um domingão e tanto para mim. Se assistir, não deixe de dividir sua opinião com a gente. A minha menina de sete anos continua sendo uma pessoa extremamente curiosa!
Comentários
10/10/2011 por jany
Fiquei arrepiada… lindas visualmente as cartas… deu vontade de subir as escadas rolantes que descem! e querer o que a razão diz para não querer… obrigada pelo Trailler!