Como me preparar para uma entrevista?
Autoconhecimento, Entrevista de emprego
No dia a dia, normalmente paramos muito pouco para refletir a respeito de nós mesmos. E sem perceber acabamos repetindo os mesmos erros.
Vocês já ouviram uma frase que diz : “Neuróticos são aqueles que fazem as mesmas coisas e esperam um resultado diferente”.
Então para que você não seja um destes, antes de ir a uma nova entrevista, pare um pouco e aproveite para fazer uma auto–análise. Ela vai te ajudar a se conhecer melhor, e a poder falar com mais segurança e propriedade a seu respeito. Talvez isto te ajude inclusive a transformar aspectos que atrapalham sua vida profissional e pessoal.
Para te auxiliar neste processo, eu proponho algumas questões para reflexão:
- Relacione cinco características positivas e cinco negativas que expressem parte de sua personalidade. Exemplo: inteligência, organização, timidez, teimosia, carisma, etc. Se tiver dificuldade, peça para alguém em quem você confie ajudá-lo na lista. Muitas vezes o outro nos vê melhor que nós mesmos.
- Para cada característica negativa, pense no que você pode fazer para transformá-la em positiva. Em que você pode mudar. Por exemplo, posso ser muito rígido e ter dificuldade para aceitar coisas novas. Para mudar isto, ao invés de, logo dizer não ao novo, posso parar e pensar. E talvez, consiga perceber no que isto pode me agregar, ao invés de já reagir dizendo não.
- Lembre-se, só podemos mudar o nosso comportamento. Não podemos mudar o comportamento do outro.
- Quanto às características positivas, pense em como cada uma já o ajudou a chegar aonde está hoje. Se tiver dificuldade, lembre-se dos elogios e agradecimentos que as pessoas costumam fazer a você.
- Nos seus últimos trabalhos, mesmo que tenha sido um só, quais foram as coisas positivas que você percebeu que faz? Se este for o seu primeiro trabalho, pense em algo que fez na faculdade, durante o estágio ou o T.C.C. Descreva a situação.
- Reflita sobre os últimos trabalhos em que esteve. Por que você saiu? Como era a sua relação com os seus ex-chefes? E com os colegas? Você conseguiu atingir as suas metas?
- Há algo que se repete? Isto tem a ver com alguma característica negativa sua? O que você pode fazer diferente?
- Você gosta do que faz? Você está indo atrás do seu sonho?
- O que esta empresa ganha ao te contratar? Quais são os seus talentos? No que isto pode ajudar esta empresa?
- Como você deseja estar daqui a cinco anos?
Se puder, pare e responda honestamente cada questão. Esta é uma reflexão que vai gerar mais consciência a seu respeito e do que você tem feito com a sua vida. Com isto, é possível conduzi-la com mais autonomia e ir atrás do que realmente quer.
Como diz Nelson Mandela: “Seja qual for o Deus, eu sou o mestre do meu destino e o capitão da minha alma.”
Comentários
07/07/2011 por Allan
Já fiz 10 entrevistas de emprego e nunca passei em nenhuma delas. Eu não tinha dinheiro nem para a passagem da minha casa para o local da enrevista, pegava emprestado para ir. Achei uma sacanagem o que as empresas fizeram comigo. No final das entrevistas falavam pra eu aguardadar que no dia seguinte poderiam me ligar, ou seja me davam falsas esperanças. Nunca disse nada de errado em uma entrevista, apenas falei a verdade; talvez seja por esse motivo que nunca me dei bem. Hoje me arrependo por ser o (bonzinho, o certinho, o sincero nas entrevistas de emprego)e até hoje estou desempregado e desacreditado com esses RH's. o negócio e meter a cara nos estudos e passar em concurso público, porque se depender de entrevista de emprego vou ficar mais falido do que já estou. Mas fica aí a dica deste blog pra quem quiser acreditar que não é boa pra mim.
07/07/2011 por Richilier
perceber-se que as pessoas responsáveis pelo processo de seleção e recrutamento não estão preparadas para visualizar o potencial, talentos e habilidades, experiências.
Logo o candidato que domina rotina da vaga oferecida passa por avaliações psicológicas, testes de concentração, de equilíbrio, de personalidade, dinâmica e que por conta de falhar em alguns desses testes é eliminado, e caso aprovado, passará por mais testes dentro da organização, com o mesmo processo que nada contribui para a formação de caráter e para o perfil para vaga, e sim para despesas e gastos com passagens, alimentação, impressão dos CV, docs., cursos, e etc. Piorando a ainda mais a situação das pessoas, como é o caso do amigo Allan. Em minha opinião ao invés de serem aplicados esses testes, as empresas deveriam focar em treinamento, dando informações, atualizações, ferramentas de trabalho e prazo para sua conclusão, investindo realmente na pessoa como sendo um parceiro da empresa, e relativamente contribuir para a formação do profissional, tornando-o comprometido com os resultados.
07/07/2011 por vicente santos
Allan,
Desculpa.Mas você é muito ruim.Tem algum problema.Lembre-se que para passar em um bom concurso precisa ter equilibrio.Procure uma psicoanalista.
07/07/2011 por lanilson
concordo com vc allan já fiz 6 entrevista e ate hj espero, acho que é falta de sorte msm.
07/07/2011 por Marcelo
Allan concorda com você. As empresas procuram pessoas submissas, que não tenham personalidade. Os RHs implantam sistemas para controlar as pessoas, eles não procuram pessoas determinadas que resolvam e sim pessoas que elas possam controlar.
07/07/2011 por Regina
Eu participei de varias entrevistas para o setor de RH, só que em cada entrevista que eu participei eu mesma fazia uma auto-analise do meu perfil, para que na próximas eu tivesse mas sucesso. Até que eu consegui um estagio no setor de RH e sei que tenho muita coisa aprender nessa caminhada.
07/07/2011 por Meire
Dica p vc
07/07/2011 por wilson
As empresas so chamam voce para a entrevista para completar a seleção la
ja tem quem vai fica com a vaga por indicação entao elas pensam que voce foi feito
para ser palhaço so para falar que nao chamo para a entrevista………
07/07/2011 por Alexandra
Dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego são sempre muito importantes. Mais ainda quando estas dicas vem de setores de RH e/ou agências de empregos. Tipos de roupas, maquiagem, cabelos, barba, saber editar bem o seu currículo, saber o que falar e o que não falar… Isto não quer dizer que precisamos nos mascarar ou fingir ser alguém que não somos. Pelo contrário, é saber valorizar nossos pontos positivos e repensar nossos defeitos. O entrevistador também pode estar procurando profissionais que possam dar o retorno que as empresas esperam, mesmo que não seja a mesma filosofia do profissional. Então, dicas são sempre muito bem vindas. De nada adianta se opor a idéias e conceitos e achar que estamos sendo injustiçados, ainda que o desemprego não seja justo. E que venham mais dicas para nos levar a bons empregos!!!
Deus está conosco. Abraços para todos.
Alexandra Carnaval.
07/07/2011 por João Alexandre.
Confiança no momento da entrevista, tranquilidade e falar pausadamente, detalhando o que quer dizer, são fundamentais para obter vantagens no momento da entrevista, falar com clareza sem repetir falas criam diferenciais para obter sucesso na qualificação.
O resto, é cumprir com sua capacidade e estudar sempre, atualizando informações de seu setor.
Emprego certo.
07/07/2011 por Luiz Henrique Neves
Caro Alan, concordo contigo em relação a ser muito claro e certinho nas argumentações e posturas em uma entrevista não tive vantagem nenhuma até o momento. Também já passei por várias entrevistas e algumas recrutadoras até concordam com suas crenças e acreditam que as possibilidades são grandes e farão contato em breve, mesmo que se a oportunidade não for aceita. E aí é que acho que falta um pouco mais de profissionalismo das recrutadoras em realmente dar o retorno para o candidato, ou seja, passam semanas e semanas e nem para dizer que o perfil não estava em acordo com as expectativas da empresa…é lamentável e somente caem em descrédito o despreparo das recrutadoras cada vez maior. Aí ficam dizendo que os candidatos estão despreparados e desqualificados pela avaliação despreparada deles…aí fica difícil mesmo!!! O negócio é concurso público mesmo!!!
Muito boa a explanação e dicas da consultora e espero que atendam as expectativas dos leitores.
07/07/2011 por jaqueline
é verdade eu concordo com o comentário do allan, hoje as empresas parecem que só estão ligando com o QI do candidatos, (Q.I) Quem Indica, vc pode até se dar bem na entrevista mais se não tiver alguém pra te dar uma forcinha fica muito difícil conseguir se efetivado, essa é a mais pura verdade , eu falo isso por experiência própria, só consegui o meu primeiro emprego por que foi alguém que me indicou aí eu fui falar direto com quem contratava fora isso eu estaria procurando o meu primeiro emprego até hoje, hoje estou desempregada e sinto que tudo se repete, se não tiver alguém pra te indicar vai ser tudo dificil novamente.
07/07/2011 por AUGUSTO C. NOGUEIRA
OI ALLAN ACREDITO EM VC! 1 – O QUE NÃO ENTENDO, É COMO OS RESPONSÁVEIS POR SELECIONAR CANDIDATOS, CONSEGUEM DEFINIR PESSOAS, SERVE OU NÃO SERVEM, EM ALGUNS MINUTOS. 2 – A SELEÇÃO É UMA COMPETIÇÃO, DESTA FORMA, POR QUE OS RECRUTADORES, VALORIZAM COMO NEGATIVO, BALANÇAR PERNA, BRINCAR COM CANETA, ETC. 3 – PORQUE OS FORMADOS NESSA ÁREA, NÃO DESENVOLVEM MÉTODOS DIFERENCIADOS DE RECRUTAMENTO.
COMO ESTES, EXISTEM VÁRIAS OUTRAS OBSERVAÇÕES QUE DESCORDO DESSES MÉTODOS DESDE 2002.
MINHA DISCORDÂNCIA, TEM 2 PONTOS PRINCIPAIS!
A – COMO OS RECRUTADORES CONSEGUEM DEFINIR ALGUEM EM TÃO POUCO TEMPO?
B – POR HÁ TANTO RODÍZIO OPERACIONAL, PRINCIPALMENTE EM GRANDES EMPRESAS VAREJISTA?
C – SE EM ALGUNS MINUTOS, SOMOS CLASSIFICADOS, É CERTO DIZER QUE QUE OS RECRUTADORES CONSEGUEM ACHAR SUA CARA METADE COM RAPIDES E PARA TODA A VIDA, PARTINDA DO PRINCIPIO QUE NOS AVALIAM?
ISSO É O MÍNIMO DA VISÃO QUE TENHO DENTRO DESTE SISTEMA SELETIVO PRATICADO.
" APRENDI ASSIM E TODO MUNDO FAZ ASSIM "
PARA SER APROVADO, TEMOS DE SER UMA ESPÉCIE DE ROBO E TB POR MOMENTOS MENTIR!
SOU SOLIDÁRIO A VC
AUGUSTO CÉSAR NOGUEIRA
07/07/2011 por Regiane
Concordo com vc Allan… são inúmeras entrevistas e nenhum retorno verdadeiro sobre o que te elimina ou não no processo… a impressão que tenho é que estamos constantemente sujeitos a opinião, e não avaliação, de pessoas que dizem que sabem o que fazem, mas que nem por isso fazem direito. Quais as empresas que realmente passam uma resposta condizente com a sua entrevista, experiências ou mesmo tratam com transparência o que realmente procuram no profissional?? O que faltou ou não na sua entrevista?? Se as pessoas que estão no mercado de trabalho fossem superiores as outras realmente, as coisas que temos hoje teriam qualidade superior não é mesmo?… Mas o que vemos são empresas com serviços péssimos, atendimentos piores, e qualidade discutível. Aliás, qualidade está sendo material cada vez mais raro em todo e qualquer aspecto, inclusive social.
08/08/2011 por Marise Fernandes
Participei de varias entrevistas de emprego. Passei, nas entrevistas mas na hora do teste, das dinâmicas, não passava. O que devo fazer para ter sucesso na hora do teste?
08/08/2011 por Fabíola Lago
Marise, fica difícil responder, porque depende muito do tipo de teste, do tipo das dinâmicas que você participa. E como você reage a eles. Fica muito nervosa? O que mais te aflige nesses momentos?
09/09/2011 por Daiane Dias Zaratine
Estou em busca de um estágio e gostaria da ajuda de vocês para atingir meu objetivo
01/01/2012 por Entrevista de emprego, um tema sempre relevante | Blog de Emprego & Carreira
[...] [...]