Home > dicas > Brasileiros não se desligam do trabalho durante as férias

post-ferias-brasileirosSegundo pesquisa do site Expedia, os brasileiros têm férias longas em comparação a trabalhadores de outros países. Dos 303 brasileiros entrevistados, 75% afirmaram ter mais de 20 dias de férias por ano (69% entre 21 e 30, e 6% com mais de 30). Do total, 60% disseram usufruir desse período. Apenas 2% afirmaram não tirar nenhum dia do período de descanso.

O problema é que os brasileiros demonstram dificuldade para se desligar do trabalho. De acordo com o estudo, 60% responderam checar seus e-mails profissionais regularmente durante as férias.

Sobre o assunto, o especialista em produtividade e gestão de tempo, Christian Barbosa recomenda que as pessoas evitem tirar 30 dias corridos de férias. “É muito tempo fora da empresa e isso faz com que a pessoa fique preocupada e acabe se envolvendo com os assuntos de trabalho”. Segundo ele, dá para tentar dividir as férias em dois períodos de 15 dias, ou até mesmo em períodos de 5 dias. “A sensação é que você esteve fora o ano todo. É mais produtivo e mais interessante tanto para a empresa quanto para o funcionário que fica menos tempo longe da operação dos negócios, diminuindo preocupações e angústias que possam surgir”.

Mas o mais importante Christian aponta que é o bom planejamento antes da saída das férias. “Recomendo que as pessoas procurem antecipar ou agendar atividades que devam ser feitas antes das férias, assim é possível priorizar o importante e evitar deixar tudo para a última hora. O planejamento também vai permitir ver o que poderá ser delegado para que outros façam no período em que estiver fora e evitar o acúmulo de coisas quando voltar”.

Por fim, acrescenta “Férias ou períodos mais curtos de descanso são essenciais para ajudar você e a empresa a crescer. Além disso, você traz ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática. Não seja negligente com você, da próxima vez que pensar em férias, leve esse assunto muito a sério”.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*